Gastronomia da Madeira

espetada
A gastronomia típica regional da Madeira é bastante variada, mas a cozinha internacional também se encontra amplamente desenvolvida.
» ENTRADAS
Bolo do Caco
Apesar das entradas não serem um ponto altos dos menus madeirenses, é servido habitualmente o tradicional bolo do caco com manteiga de alho. Esta espécie de pão encontra-se com muita facilidade em festas e feiras. Para início de refeição, os madeirenses costumam pedir lapas grelhadas servidas com alho e sumo de limão espremido.
» PRATOS TÍPICOS REGIONAIS
Sopa de Trigo
Sopa caseira madeirense muito apreciada principalmente nos meios rurais. Para a sua confecção são utilizadas diversas variedades de carnes, batatas (= semilhas), batata doce, feijão, cebola e trigo (depois de demolhado).

Bifes de Atum
É habitualmente preparado numa marinada de azeite, alho, sal e oregãos. É servido com milho cozido ou batata cozida, arroz e salada.

Filete de Espada
Os filetes de espada são preparados com sal, alho, pimenta e sumo de limão. São misturados com farinha e ovo batido e fritos em óleo. A banana é cortada no sentido do comprimento e polvilhada, em alguns casos, com açúcar.

» Bacalhau
O pratos de bacalhau são preparados de formas variadas na Madeira. Existe o bacalhau com natas, bacalhau à Braz, à Gomes Sá ou então simplesmente grelhado.

» Espetada
Carne assada em pau de louro sobre carvão quente e acompanhada por bolo do caco e o bom vinho regional. É uma especialidade muito comum nos arraiais madeirenses.

» Carne de vinho e alhos
A carne de vinho e alhos é muito apreciada na Madeira sobretudo na altura do Natal.
A carne de porco aos quadrados é preparada com antecedência (1 a 2 dias) numa marinada de vinagre, alho, pimenta e ervas aromáticas. Depois vai a fritar na própria marinada.

» Milho frito
O milho, depois de cozido, é frito aos quadrados em óleo abundante. É um óptimo acompanhante para a espetada e outros pratos típicos regionais.

» Picado
O picado de carne é fácil de preparar. A carne de vaca é cortada em pequenos quadrados e depois frita em óleo abundante. Pode ser acompanhado de batata frita, arroz ou salada.

» Lapas
As lapas são habitualmente servidas como entrada ou então como mero petisco. É adicionado sumo de limão para ficarem mais saborosas.

» Polvo
O polvo, embora não sendo um prato típico da Madeira, é muito apreciado e consumido na Ilha principalmente nos concelhos com maior actividade piscatória. É servido de várias formas, mas as mais conhecidas são o polvo escabeche e o arroz de polvo.

» Castanhetas
As castanhetas, embora pouco divulgadas na Ilha, são muito apreciadas sobretudo na zona este da Região Autónoma, particularmente na freguesia do Caniçal, concelho de Machico.

FRUTOS TROPICAIS:

-Anona
-Banana
-Mango
-Pera Abacate
-Tabaibo
-Uva
-Tomate Inglês

DOÇARIA REGIONAL:
-Rebuçados de Funcho
-Bolo de mel
-Broas de mel
-Pudim de maracujá
-Queijadas (bolos feitos à base de requeijão, ovos e açúcar)
-Rebuçados de funcho

SUMOS DE FRUTAS EXÓTICAS:
-Ponchilha
-Poncha – confeccionada com aguardente de cana, mel e limão
-Vinho Madeira
-Nikita: bebida doce e refrescante feita com cerveja (ou sumo), gelado e pedaços de ananás.
-Outros Vinhos de Castas Regionais
-Licores tradicionais